sábado, 13 de fevereiro de 2010

Quando nossos filhos casam.


Muitas vezes precisamos experimentar certas situações para entender o plano de Deus. Bom seria se fosse diferente, mas a vida é assim.

Por isto, hoje estou pensando nos pais que tem seus filhos crescidos e que irão se casar. Então me veio a mente esta passagem da Bíblia: ... o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois constituirão uma só carne (Gn 2,24).

E por que estou pensando nisto? Simplesmente porque tenho mais uma filha se casando e nós pais desejamos do fundo do coração que nossos filhos sejam os mais felizes e os mais bem sucedidos na vida. E ainda temos a ousadia de achar que temos todas as respostas e todos os caminhos para felicidade deles. Certamente não lemos a Bíblia, ou não entendemos projeto de Deus e ainda esquecemos do nosso passado de recém-casados.

Nós pais precisamos entender que agora chegou o tempo de realizar a obra de Deus e que no casamento serão uma só carne, ou seja, inicia a vida familiar deles. Haverão momentos de divergências e ajustes. Eles casam com uma bagagem grande demais e aos poucos vão ajeitando tudo conforme a sua vontade. Casam com nosso jeito de ser, com as experiências vividas, com os sonhos, com as frustrações que carregam desde o berço. Esta é a bagagem deles que terão de arrumar, moldar e fazer caber na nova casa. Pode até ser que algumas coisas deixarão para trás...mas nós já mais velhos, não gostamos de jogar nada fora né? Tantos apegos...

E ai vem Deus e diz o impensável, como será que Ele ousou dizer: Deixará pai e mãe...

Nós não fomos preparados para este momento: Mas são meus filhos! Mas coitadinha de minha filha, como vai dar conta sozinha da casa e trabalhar? Nossa! O que ganham não vai dar para despesas, é melhor fazerem compras no mercado X. Mas as roupas dele eu lavava com amaciante Y e agora ela quer K. Não! O meu feijão deixo de molho na véspera. Como? Não tem feijão? Ele vai emagrecer, vou fazer pelo menos almoço todo domingo para eles. Só quero ajudar.

E assim, a lista de coisas a se intrometer vai ficando grande.

Vou repetir: "Deixará pai e mãe".

Aqui começa o projeto de vida a dois. E este projeto é Divino e deve ser eterno. A novidade para nossos filhos é muito maior do que para nós. Agora nos resta confiar naquilo que plantamos. É a hora do maior exercício de amor: Aceitar os projetos deles. Aceitar o jeito deles construírem seu lar. Apoiá-los nas decisões, nos erros e nos acertos. Estar ao alcance deles sempre que precisarem e sem o velho e inconveniente "mas eu sabia ou eu avisei".

E Deus é mesmo maravilhoso para conosco: Nossos filhos se casam, não farão mais parte do nosso dia a dia em casa. Mas nos deixam momentos único gravados no coração (nascimento, primeiro dia das mães, dos pais, primeira cartinha, as bagunças e farras são histórias engraçadas, formatura, etc).

Mas levam consigo muito de nós. Desde DNA até certas manias. E quando chega o momento certo vem os netos para nos dar a possibilidade de nos renovar, amar e mimar.

E agora que nossos filhos cresceram, chegou o tempo de alegria e reviver nossos momentos de vida a dois.
[Lou;a.JPG]


Deus seja sempre louvado!



4 comentários:

  1. Não existe maneira de retribuir o carinho e dedicação com que os nossos pais fazem de tudo para nossa felicidade.
    Acredito que o ato de deixar o/a filho/a indo embora para construir um novo lar é o maior ato de amor que existe... É amor sem cobrança, sem exigências, amor gratuito e puro.
    Mãe e pai, muito obrigada por me amarem de maneira tão intensa. Vocês são os grandes responsáveis por todas as minhas conquistas... Amo muito vocês!

    ResponderExcluir
  2. Como é bom transformar os sentimentos em palavras. Escrever e se expressar de forma tão objetiva, só "iluminado" mesmo. É isso aí, os filhos vão descolar uma tristezinha vai chegar, e a vida a dois se renovar. Não sei de quem é a autoria do texto, de qualquer forma, parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Meus filhos são solteiros, mas peço a Deus e a Maria que cuidem para que sejam felizes e possam ter uma linda família. Parabéns pelo texto. Bernadete da Legião de Maria.

    ResponderExcluir
  4. já está pensando nos netinhos hehee

    mãe, vcs são o maior exemplo de tudo!

    ResponderExcluir

Obrigado por compartilhar conosco seu pensamento, suas idéias e sugestões. Participe sempre.