sábado, 20 de fevereiro de 2010

A família ideal


Quantos questionamentos podemos fazer a partir desta frase: Família ideal.

Penso que todos nós idealizamos uma família. Desde pequenos queremos que nossa família seja a mais legal, a mais bonita e a mais bem sucedida. E quando entramos na escola, bem pequenos, começamos a achar que a família do amiguinho é muito melhor que a nossa. Na adolescência é a mesma coisa, ou pior ainda: Somos inclinados a achar que família é um porre e que se o mundo fosse povoado somente por amigos, seria um paraíso. Passada a fase da juventude em já nos tornamos auto-suficientes e os supra-sumo do conhecimento, família passa a ser um enfadonho compromisso nos aniversários e compromissos sociais.
Então nos casamos e vem os filhos. - Nossa! Como pode ser? Eu cheio de boa-vontade e conhecimento e o filhinho do meu amigo é muito mais educado. Meu filho só chora, faz birra e quer tudo o que vê no shopping. Fico pensando em como ele pode ser mal agradecido quando trabalho de domingo a domingo para dar comida, escola, brinquedos caros, etc, etc. O problema é da minha mulher que não cuida direito da educação e ainda vem a mãe dela dar palpite.
...E ela pensa exatamente como ele. É tudo culpa do folgado que não ajuda em nada em casa. Vou me separar porque sozinha conto comigo mesma e vai ser muito melhor.
O casal se separa, casa de novo e nada das coisas melhorarem...

E voltamos à família ideal. Onde está, e como é esta família? Existe mesmo?

Dom Joaquim Carrera nos alerta que a família ideal é onde todos se esforçam para se amar e se respeitar.
A possibilidade, então, da família ideal deixa de ser do outro e passa a ser minha. A partir do meu Encontro com Deus, em que O escuto e deixo que Ele opere em mim sua vontade. Da minha fé.

Olhar o outro com olhos de amor, de aceitação. É óbvio que podemos expressar nossas emoções e muitas vezes corrigir o rumo de nossas vidas. Mas com compreensão, com amor. É um exercício diário e constante. Difícil. Um dia mais atento, no outro nem tanto, mas certos de que nas mãos de Deus tudo podemos.

Acabo de me lembrar de uma passagem que Santa Teresinha relata no livro História de uma Alma. Ela conta que tinha uma freira no convento que ela não gostava muito e que era recíproco, porque a freira também não gostava dela. E um dia por inspiração de Deus ficou pensando sobre sermos criados a imagem e semelhança de Deus. Como podia aquela freira ser a imagem de Deus? Mas Teresinha se auto-propôs um exercício: Ao olhar para aquela irmã sempre veria a face de Deus. E assim fez. Sempre que passava com ela, se esforçava para ver a Imagem de Deus e sorria para ela, cumprimentava, respeitava. Ela se esforçou em amar e respeitar e a relação das duas mudou.
Acho que é isto que Dom Joaquim quis nos dizer no encontro de formação nas Paulinas na última quinta-feira (18/02/10): A família ideal é onde todos se esforçam para se amar e respeitar.

E fica a pergunta: Quanto estou me esforçando para minha família ser melhor?

Os encontros com Dom Joaquim sobre Pastoral Familiar acontece dia 24/02, 03/03 e 18/03. Às 19:30h no auditório das Paulinas na Ana Rosa. Estão todos convidados!

Um comentário:

  1. A família ideal é a que tem Deus no coração e se espelha na Sagrada Família. Como legionária de Maria consagro tudo que tenho, incluindo minha família, entrego tudo a Maria, porque sou toda dela e tudo o que tenho pertence a Maria e a Jesus. Que Deus abençoe seu trabalho e me coloco à disposição. Bernadete.

    ResponderExcluir

Obrigado por compartilhar conosco seu pensamento, suas idéias e sugestões. Participe sempre.