terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Diferença entre Casamento e Matrimônio

Todos dizem que um dos grandes problemas atuais é a criação de crianças e jovens em famílias não estruturadas. A eles faltam as referências de virtudes e valores transmitidos, ensinados e praticados no relacionamento sadio entre pai, mãe e filhos.

Uma boa maneira de iniciar uma família bem estruturada é com o matrimônio, não o casamento. Muitos casais hoje “se juntam”, casam com a perspectiva consciente ou inconsciente do “se não der certo, separo”. Estão casando-se com seu projeto de vida, com seu egocentrismo, com a busca egoista da sua felicidade. E isto ocorre, inclusive, na maioria dos casamentos celebrados na Igreja, que não são válidos como matrimônio diante de Deus, pois não existe o “sacramento do casamento”.

Cristo nos oferece o sacramento do matrimônio, onde “o homem deixará seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne” (Mt 19,5; Mc 10,7; Ef 5,31; Gn 2,24). Ser uma só carne significa doação integral, projeto de vida comum, geração, criação e educação dos filhos e conquista da felicidade na busca da felicidade do outro. E mais: no sacramento convidamos Cristo a fazer parte do nosso matrimônio, que passa, na verdade, a ser a três: marido, esposa e Deus.

Convocamos os casados a assumirem seu matrimônio. Os que se juntaram, venham à Igreja e procurem o Sacramento do Matrimônio. A Pastoral Familiar pode orientar e ajudar vocês. Os que se “casaram na igreja”, renovem seu compromisso matrimonial. Mesmo um matrimônio inválido no momento de sua celebração pode ser convalidado por uma vida de testemunho e dedicação de um cônjuge para o outro e para os filhos.

Aos jovens, já a partir da adolescência, convidamos a conhecer o sacramento do matrimônio e refletir sobre a família e temas ligados, tais como castidade pré-matrimonial, procriação e bioética, criação dos filhos, planejamento familiar, contracepção e outros. Fiquem atentos, pois a Pastoral Familiar, em conjunto com outras pastorais da nossa paróquia, vai oferecer palestras, cursos e outros meios para ajudá-los nesta empreitada.

2 comentários:

  1. Nossos filhos às vezes se afastam da paróquia, mas de Deus nunca. Estas palestras não poderiam ser ministradas nas escolas também? Só peço que divulguem para que os jovens possam desfrutar deste conhecimento trazido por esta Pastoral tão importante. Deus os abençõe. Sou legionária da nossa Paróquia. Bernadete.

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada! Este texto ajudou-me muito a rever meu pensamento sobre o matrimónio/casamento.

    ResponderExcluir

Obrigado por compartilhar conosco seu pensamento, suas idéias e sugestões. Participe sempre.