terça-feira, 5 de outubro de 2010

O que é humano para você?



Ontem a noite estivemos nas Paulinas para o primeiro dia do evento Arquidiocesano da Semana da Vida.

A noite começou com a pergunta de Irmã Ivonete para nós: O que é ser humano para vocês? E que completou pedindo que escolhessemos três palavras que definessem humano e déssemos uma nota para nós mesmos nestes quesitos escolhidos.

Pois bem, quero partilhá-los com vocês hoje. E espero que partilhem suas respostas conosco também.

A primeira palavra que veio a cabeça foi: Vida

E me dei uma nota 7. Fiquei me perguntando: Se vida é um dom de Deus, o que tenho feito de minha vida. Tenho priorizado as coisas realmente importantes? Tenho cuidado de minha saúde como devo? Confesso que tenho deixado a desejar neste quesito. A gente entra num ritmo maluco de viver e não prestamos atenção nos sinais do tempo. Sinais de que Deus está agindo em nós o tempo todo e nós estamos em contínuo crescimento. O amadurecer é isto. Se renovar a cada dia.
Somos como o dia que amanhece e a noite que vem lentamente nos convidando ao repouso. E fazemos coisas diferentes no dia. Porque será então que insistimos em sermos iguais? Por que relutamos em fazer diferente? Em crescer e amadurecer? O dia é a prova disto. Podemos fazer coisas diferentes, cada qual a seu tempo, e mantendo a mesma essência que somos o tempo inteiro.

Esta essência é o segundo ítem que respondi a pergunta de Irmã Ivonte: Amor


Vou confessar que me dei uma nota 9, mas alguém do meu lado (não vou dizer quem, mas é óbvio) disse que tinha se dado umas notas baixas. Aí fiquei envergonhada e me dei 8... bem não tão envergonhada assim, né?
Mas sabe o que é? Sou uma pessoa apaixonada pela minha família. Por todos! sou apaixonada pelos meus amigos também. Só não dei 10, porque tenho algumas coisinhas lá dentro mal resolvidas. E isto tem haver com perdão. Como é difícil a gente perdoar aquelas pessoas que agem diferente da gente. Só Deus mesmo para nos ajudar. Tem umas pessoas que incomodam não é mesmo? Na teoria sei que são pessoas importantes para o meu crescimento espiritual e como pessoa. Mas a gente fica agarrado às dificuldades. A uns carrapichos da mágoa, do despeito e do orgulho. Agora lembrei que muitas vezes sou distraída e não percebo meus amigos a minha volta e não sou presente quanto merecem e precisam. Pensando bem um 7 seria mais justo.

A terceira palavrinha que me veio foi União.

Humano é união. Nota 7, sem pensar muito. Há muita coisa que eu poderia ajudar mais, dar um novo sentido à vida das pessoas a minha volta. Ser mais envolvida em suas dificuldades.
Todos nós, sem excessão somos dependentes uns dos outros. Ninguém vive só. Deus nos fez numa família para nos ensinar a viver junto, do jeito que somos, com o olhar que temos perante aos acontecimentos. E quantas vezes não estendemos nossas mãos ao outro porque não concordamos em ser ajuda a quem é diferente. A quem fez escolhas diferentes da nossa.
E surpreendentemente não pensamos que para chegar ao trabalho, a escola e até ao permanecer em casa, precisamos de outros.
Irmã Ivonete terminou a noite de ontem, ao falar em Ecologia Humana, falando em comunhão.
Ela foi além da minha dedução.

Encerro meu pensamento com um pensamento de Jonh Donne(poeta inglês):

"Nenhum homem é uma ilha, completamente isolado. Cada homem é um pedaço do continente, uma parte do todo. Se um torrão for levado pelo mar, a Europa ficará menor, não importa se for um promontório, a casa do seu amigo ou a sua própria. A morte de cada homem me diminui, porque sou parte da humanidade."



2 comentários:

  1. Parabéns, Filomena. Obrigada por partilhar suas notas. Pena que naquela noite não havia tempo suficiente para a partilha, que é um dos quesitos para nos tonarmos sempre mais humano. Você merece 10 pelo que nos deu a conhecer de você. Isso é humanizar a vida.
    Abraços,

    ir. Ivonete

    ResponderExcluir
  2. Para nós legionários a unidade é muito importante. Como um exército, uma verdadeira Legião, nós buscamos ser um só. Através da obediência, a fé, o amor ao próximo procuramos executar nossas tarefas sem achá-las impossíveis ou nos acharmos incapazes. Buscar a vida plena, através do evangelho, imitando Maria, Nossa Rainha, buscando suas virtudes, chegarmos até o Reino que seu Filho Jesus nos dá. Ao nos avaliarmos procuramos melhorar. Que exercício importante o praticado por vocês. Parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigado por compartilhar conosco seu pensamento, suas idéias e sugestões. Participe sempre.