sábado, 17 de dezembro de 2011

"Nossa família acolhe o Deus que vem"

Durante muitos anos fizemos a novena de Natal nas casas. Depois as propostas do mundo do trabalho, a correria do dia a dia, as urgências pessoais foram minando estes encontros até que deixamos de fazê-las nas casas.

Mas por uma sede de Deus em nossa vida, por uma moção do Espírito, decidimos que retomaríamos esta atividade. Então, foi um presente de Deus para nós neste Natal.

Tivemos a oportunidade de partilhar nosso coração com novos amigos que foram somando ao grupo.


Em cada reflexão, partilhamos nossas angústias e sentimentos. Partilhamos nossas perdas e dores. Partilhamos nossa expectativa em relação a nossa paróquia que deve ser uma comunidade de vida e amor. Entendemos que depende de nossa abertura e acolhida.

O gostoso de se fazer em casa, é que cada pessoa tem espaço para expor seu pensamento e até suas dúvidas. Há uma troca de experiência que é muito rica. Fazendo em casa, também nos sentimos mais próximos e mais íntimos.


A presença das crianças foi uma bênção e uma riqueza. Elas são a esperança do mundo. Nosso maior tesouro. E com todas as propostas e desafios do mundo fica sempre a questão de seguir a Sagrada Família como modelo.
Será que é atual? Será que é possível?

Se não acreditarmos nisto, se não conseguirmos ver com clareza que amor, respeito, zelo, cuidado são valores atemporais, nossa oração será em vão. E nossas crianças não crescerão em estatura, sabedoria e graça como o menino Jesus.

É preciso despertar em nós o ardor de Deus. . Deixarmos que o Espirito Santo inunde nosso ser para que a luz de Deus brilhe no mundo. E cada um de nós quer um mundo melhor, quer viver num mundo de paz, de prosperidade. Mas o que fazemos? Queremos as coisas do alto, mas muitas vezes buscamos no mundo da ilusão. Cristo não é ilusão. Cristo é amor e está em nossas famílias. Está no abraço amigo, no consolo, na confraternização, na alegria de ver bem o outro. Está nas mãos que afagam, e está no ombro amigo, no sorriso.

Pense: O que te faz feliz? O que te dá paz? Aí está teu tesouro, aí está teu coração.

Bem, procuramos fazer a novena de uma maneira tranquila, sem cobranças. Nossa proposta era de sermos um ponto de chegada para quem quisesse rezar conosco. Queríamos ser um abraço. Só isto. Um abraço que acolhe o Deus que vem.


Feliz Natal a todos!